Instituto Pensar - BID lança desafio de videogames para estimular a criatividade

BID lança desafio de videogames para estimular a criatividade

por: Mônica Oliveira


O BID identificará aproximadamente 15 propostas semifinalistas, que serão selecionadas para participar do  evento final

Os videogames possuem muitas qualidades, estimulam o trabalho em equipe, a resolução de problemas, a curiosidade e a criatividade, além de habilidades sociais. Pensando nessas potencialidades, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou o Desafio Play, que vai identificar e premiar soluções, plataformas e produtos digitais que desenvolvam medições ou certificações de habilidades criativas do século 21, por meio de videogames educacionais (gamificação).

A proposta vencedora, que levará o prêmio de US$ 10 mil (cerca de R$ 53 mil), deve contribuir para o desenvolvimento do setor criativo e cultural. De acordo com o regulamento, as iniciativas podem ser enviadas, em inglês ou espanhol, até o dia 11 de setembro.

No desafio, o BID irá avaliar a capacidade das entidades proponentes de implementar seu modelos inovadores apresentados, bem como a eficácia e viabilidade das propostas.

"O talento latino-americano no desenvolvimento de videogames tem a oportunidade de aproximar os mundos do entretenimento, da tecnologia e da educação. Com o crescimento do mercado de videogames, vimos o surgimento da ?gamificação? em muitas indústrias?, destaca o Banco, que é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe.

Aproximadamente 15 propostas semifinalistas serão selecionadas para participar do evento final, também chamado de competição de arremesso, que será transmitido online.  

Além da premiação destinada solução vencedora, as propostas pré-selecionadas serão contempladas no projeto Competências do Século 21, com possibilidade de implementação no país de origem.

Segundo o banco, a premiação "chega como responda aos novos desafios enfrentados pelos estudantes, moldados por um ambiente extremamente dinâmico com um mercado de trabalho em mutação e sociedades cada vez mais diversificadas?.

Os participantes devem ser maiores de 18 anos e residentes em um dos 48 países membros do BID. Saiba mais detalhes sobre o cronograma, os critérios de avaliação e o processo de seleção do concurso aqui.   



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: